Robô chimpanzé será o próximo a explorar a lua

Robô chimpanzé

A próxima missão à Lua envolve um pequeno passo para um macaco, mas um salto gigantesco para todos os robôs?

Com renovado interesse na exploração da lua, a possibilidade remota de que os depósitos de hélio-3, que se acredita estar em maior concentração na lua, poderia gerar fusão nuclear fonte de energia um dia na Terra - robôs podem ser a solução ideal, especialmente para manter os custos baixos.

E um projeto a partir do Centro Alemão de Pesquisa de Inteligência Artificial (também conhecido como DFKI) em Bremen, Alemanha, criaram um chimpanzé, modelo para missões lunares não tripuladas.


Estabilidade quadrúpede

DFKI espera que seu projeto - chamado de iStruct Demonstrator e apelidado de "Charlie" - vai capitalizar sobre a estabilidade inerente da postura quadrúpede do macaco sem perder a versatilidade do chimpanzé em escalada, agarrar e movendo-se sobre todos os tipos de terreno.





"Nós escolhemos o macaco porque ele nos permite estudar vários modos de locomoção", disse DFKI pesquisador Daniel Kuhn.

"Por exemplo, eles têm muito boas habilidades de passeio quadrúpedes, mas eles também podem andar sobre duas pernas -. A sua capacidade de fazer isso é maior do que outros animais Esta mudança de postura nos interessava", ele disse.

O maior trunfo do chimpanzé é que ele pode escolher qual a forma de movimento melhor se adapta à situação.

"Eles podem escolher: se o ambiente não vai deixar você se move de uma forma estável sobre duas pernas eles podem escolher quatro Quando o ambiente melhora, duas pernas permite-lhe obter uma melhor visão sobre o campo.".

Fundado pela agência espacial alemã DLR, o projeto também construiu crateras lunares em um laboratório para testar o protótipo.

"Em geral, estamos muito felizes com os resultados", disse ele. "O robô pode subir e descer encostas de até 20 graus.

"Atualmente, estamos estudando como transferir a partir do quatro patas para o padrão de movimento de duas pernas, o que é muito interessante. Este sistema dá-nos indicações quanto ao que há desvio entre o quatro patas ea uma caminhada de duas pernas e como os seres humanos evoluíram para andar sobre duas pernas. "


Lower binário


Anteriormente, a maioria dos robôs multi-patas foram equipados com um único ponto de contato para os pés uma questão de simplicidade no projeto e controle.

No entanto, o chimpanzé robótico se concentra em um sistema membro lomwer sofisticado, que combina o torque e torção do corpo inferior do chimpanzé.

E, como um chimpanzé real, pés e mãos do robô tem vários sensores e múltiplos pontos de contato.

Os sensores incluem uma matriz de sensores de pressão 43 sensores individuais da resistência de detecção de força (FSR). Ele também tem seis FSR-sensores adicionais utilizados para a detecção de colisão.

O robô está também equipado com um sensor de distância no calcanhar para antecipar o apoio do calcanhar e dois sensores de temperatura para compensar a diferença de temperatura produzidos pelos seus próprios electrónica.



Robô com backbone
Sua maior vantagem, no entanto, vem do fato de que como um verdadeiro chimpanzés, tem uma espinha.

Com a lua 380 mil quilômetros de distância, há pouca margem para erro e Kuhn diz que pode levar três ou quatro gerações antes que o chimpanzé lunar é completamente à prova de espaço.

"Você tem que usar diferentes tecnologias - você não pode usar os mesmos componentes eletrônicos que você usa na Terra, eles têm de ser espaço qualificado e espaço de prova.

"O que estamos fazendo é trabalhando na integração de mais redundância para o robô. Se algo der errado, então podemos contar com diferentes atuadores."


Espaço e outros animais


O chimpanzé não é o único animal que está a ser estudada por DFKI como um modelo potencial para um robô lunar. Também na prancheta planos para um mantis lunar e um escorpião lunar.

Também na fase de protótipo, a vantagem deste tipo de locomoção, Kuhn diz, tem um grande potencial.


Por: CNN
Share on Google Plus

About Fellipe

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comentar
    Facebook Comentar